sábado, 9 de maio de 2015

No parque de diversoes


Florzinha, bem vinda a uma nova etapa da nossa vida! 
Você fica em pé sozinha, ainda não caminha livremente, mas já deu um grande passo: iniciou o período de adaptacão na creche! Fiquei muito ansiosa....muito mais pelo meu desempenho como mãe e pela acolhida dos outros do que pela sua atuacão neste novo ambiente. Foi preciso que alguém intervisse novamente por nós para que conseguíssemos essa vaga, só que desta vez funcionou. A médica que vem te acompanhando desde os nove meses de idade, ligou para a creche e falou das suas habilidades e  qualidades, ressaltando  sociável e esperta



Fiquei muito grata pela intervencão e senti o peso que outras mães devem sentir pela vida toda, tendo que explicar em cada mudanca de escola que seus filhos são assim e assado. Isso é trabalho fácil quando a escola pode claramente ver o que você está falando, mas quando é preciso arrancar a máscara dos outros antes de você abrir a boca, o processo é desgastante.
  





Bem, o que importa é que você foi muito bem acolhida nesta primeira semana. E não fez drama para ficar colada em mim!! IMAGINA só?! Tudo fluíu bem! Você encarou o meninão que cutucou sua barriga três vezes, desceu dos escorregos sozinha, caindo de qualquer jeito, reclamou alto com a menina na bicicleta que quase passa por cima de você, sorriu apaixonadamente para as tias que já se mostram otimistas com a sua adapatacão.

E eu? Eu me comportei bem, consegui falar sobre você sem dramas também. Mesmo com a  limitacão da língua, consegui manter a calma e responder às perguntas sem me sentir "agredida"....essa fase passou. Comunicamos a todos o que achamos importante sobre você pra ter certeza que ninguém ficará com medo de nada relacionado a seu coracao, ao ossinho pulado no seu peito, aos seus gritos frustrados quando não é entendida na sua forma de se comunicar.



 Durante o almoco na creche, eu saí e você fingiu ser bem comportada: sentou por alguns minutos na posicão correta, pegou o copo com as duas mãos e simulou um gole. Achei que você pegaria o talher na boa e também daria uma de educada sem comer com as mãos. Mas nos sabotaram....a entrada foi SOPA! Desculpa, florzinha, não pude continuar a farca, tive que dá o almoco todo na sua boca para evitar você comer com as mãos!:)




Esse seu passo foi importante para que eu pudesse enxergar que me foco bastante no seu andar e falar. Acabo deixando de lado algumas regras sociais e educativas como abolir "food make up" e brincar com jogos chamados inteligentes. Comer com as mãos me traz a lembranca doce da minha Vovó Vava.... e eu nunca tive paciência pra jogos! Gosto de pular, rir e dancar, de curtir um parque de diversoes.





Mas enquanto eu escrevo aqui, você está comendo sua batata com garfinho, e eu penso comigo mesma: "Eu sei que você sabe, que eu sei que você sabe...." Nao vou desistir, filha.... depois de "educada para a sociedade" a gente volta a correr no carrossel, ok?!



Amanhã é Dia da Mães.  Tanta coisa pra te dizer que vai além dos vinte e tantos posts deste blog.... Ás vezes parece que você nao me escuta. Fiz o teste de audicão e você está com uma deficiência pequena no ouvido direito no momento. Isso prova mais uma vez que nos completamos, pois eu tenho uma leve deficiência no ouvido esquerdo.:) Acrescente a isso a audicão seletiva que passa de geracão em geracão desde os tempos da sua bisavó Cici (Anunciada)....que saudade.
Mas voltando ao que eu estava falando...Dia das Mães...acredite, você realmente herdará algumas manias da sua mãe...olha eu aqui comecando uma história e entrando em outra. Minha mãe, comeca contando da endoscopia que fez, passa para as novidades da feira de Caruaru, daí para a programacão da Cancão Nova, acaba no engarrafamento da Agamenon Magalhaes e no fim ninguém sabe o resultado do exame.... Mas já tenho idéia do que você herdou de mim:)




Hoje é Dia das Mães. Agradeco a você e a Skye por me fazerem querer ser uma pessoa melhor: propagando carinho, amizade e solidariedade para quem merece. Pois no Parque da Vida alguns abusam da palhaca....Se isso te acontecer, dê uma boa risada, pegue uma bolinha e jogue com forca contra todas as latas. Vai fazer um barulhão, mas no final você sairá com o brinde: seu amor próprio. 




Ontem foi Dia das Mães. Agradeco a Deus pelas Montanhas Russas das nossas vidas. Nas subidas e descidas os sentimentos se misturam, dá medo, pânico, a adrenalina sobe, o sangue corre para a cabeca, surgem as risadas incontroláveis....e a vontade de entrar de novo, porque isso é VIDA!



Filhota, todo dia é Dia das Mães. Todo dia me sinto orgulhosa da pessoa que sou pelo fato de ter trazido ao mundo meninas boas e apaixonantes como você e Skye. Todo dia encontro no ser mãe a razão para ser mais mulher, mais amiga, mais cristã, mais lutadora por nossos direitos e sonhos. Encontro no ser mãe a razao para valorizar cada vez mais o respeito, a leveza do ser, a energia boa que nos faz crescer. Ainda vamos bater longos papos enquanto a roda gira, nenhum problema será gigante para nós. Vamos olhar do topo, achando tudo pequenino lá embaixo. Vamos fazer com que o barulho que não nos acrescenta nada na vida seja silenciado pelas conversas de  mãe & filhasNo parque da nossa vida, ninguém mais vai apagar esse sorriso lindo que Deus nos deu. Amo vocês, amo vocês, amo vocês, do jeitinho que vocês são. 

Mama.







Um comentário:

Fabi Moura disse...

que linda família, parabéns!!!!!